Esses dias eu estava conversando com uma amiga querida e contei para ela que escrevia sobre doramas. Instigada a começar a se deliciar neste mundo, ela, que nunca tinha assistido nenhum k-drama em toda sua vida, me pediu algumas indicações de séries para começar já com o pé direito. E eu levei isso muito a sério.
Não queria mostrar só romances coreanos (apesar de amar alguns), mas busquei apresentar o que realmente faz desse universo algo tão único: além das histórias de amor, a Coreia é expert em produções que vão de temas opostos, desde a vingança até as lições de vida que nos fazem repensar nossas escolhas.
Se você também está começando, talvez essa lista sirva como porta de entrada para o mundo dos doramas. Mas aviso desde já: depois da primeira, é difícil parar.
Eu nunca vou me esquecer da sensação de assistir 'Se a Vida Te Der Tangerinas...' pela primeira vez. A história de amor entre Ae-sun e Gwan-sik em 4 momentos diferentes de suas vidas (infância, juventude, vida adulta e melhor idade) foi a coisa mais linda que eu já vi a Coreia fazendo em todos os meus anos como dorameiro. O resultado é uma obra-prima que eu a obriguei a assistir sem tirar os olhos da TV.
Esqueça os clichês de colégio, porque 'Classe dos Heróis Fracos' vai por outro lado, bem longe do romance. Yeon Si-eun é um estudante exemplar, franzino, constantemente alvo de bullying. Mas ele decide reagir com inteligência e estratégia, e as usa a seu favor para enfrentar os maiores valentões do colégio - mas ganha reforço com um lutador habilidoso e um garoto covarde.
Essa série me pegou de um jeito que eu não esperava. Young Soon é uma mãe super rígida que dedicou a vida inteira ao filho Jin Young para que ele se tornasse um promotor bem-sucedido. No entanto, ele cresce e se torna um jovem distante, até que um acidente o deixa com a mente de uma criança, Então, mãe e filho precisam se reconectar e aprender a amar de novo, dessa vez sem cobranças.
Todos sabem que os doramas históricos da Coreia são um completo sucesso e, justamente por isso, escolhi a recente 'Bon Appétit, Vossa Majestade' como porta de entrada para este tema. Yeon Ji-yeong é uma chef bem-sucedida da modernidade que acaba na era Joseon e vira cozinheira do rei Yi-heon, que até então era visto como um tirano. Já sabe né? Daí nasce um romance delicioso de acompanhar.
Moon Dong-eun passou anos carregando as cicatrizes de um bullying brutal sofrido na adolescência. Quando se torna, ela se infiltra na vida dos agressores para executar uma vingança meticulosa, planejada em silêncio durante anos, mas o que começa como ódio vira um espelho dos seus traumas. Essa é uma história para quem gosta de tramas intensas e sombrias.
Hong Hae-in é uma herdeira fria e poderosa, enquanto seu marido Baek Hyun-woo é um homem simples e sonhador que ascendeu na vida ao seu lado. Depois de anos de união, o casamento deles parece em ruínas até que uma doença os obriga a revisitar o amor que deixaram para trás. Essa é uma história sobre lembrar o que o tempo e o orgulho fizeram esquecer.
Essa é uma das histórias mais sensíveis já feitas na Coreia. Em 'A Caminho do Céu', Han Geu-ru é um jovem com síndrome de Asperger que se vê sozinho após a morte do pai. Quem acaba cuidando dele é o tio Sang-gu, um ex-presidiário problemático que passa a trabalhar no emprego do jovem, limpando os pertences de pessoas que morreram. Cada objeto conta uma história e juntos eles aprendem que a morte fala mais sobre a vida do que parece.